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quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Michael da Silva

Entrevistando Pérsis Duaik da Duaik Entretenimento



Hoje entrevistamos o Pérsis Duaik (Diretor da Duaik Entretenimento e criador de Aritana anunciado no portal) e foi com muita alegria recebe-lo. Fomos ousador e perguntamos sobre planos de 2016!

Vamos diminuir a enrolação e conferir!

MICHAEL: Boa Tarde Pérsis e obrigado por conceder a entrevista.
Pérsis quando você teve a ideia de mexer com jogos? Se inspirou em alguém?

PÉRSIS: Quando era mais novo, tive contato com o Klik'n Play. Meu irmão e eu desenvolvemos vários jogos com este programa. Lógico que todos eram apenas brincadeiras, mas eles possuíam começo, meio e fim. Depois de muito tempo, depois de ter me formado em Economia e depois de ter saboreado o trabalho em grandes multinacionais, comecei a ver que o sonho de criação não havia me deixado. Fui de emprego em emprego buscando algo que se fizesse sentido. A área de jogos foi o resultado dessa busca. Não tinha exatamente alguém em mente. Eu sabia apenas que precisava mudar para não enlouquecer.

MICHAEL: Nossa, que legal. Quando começou a Duaik Entretenimento? Que dificuldades enfrentou?

PÉRSIS: Começamos em 2009 fazendo freela*. Meu irmão e eu fazíamos um pouco de tudo. Desde vídeo clips até site. Foi uma época de muito aprendizado. Entendemos a real dificuldade de se montar uma empresa. Vimos que o nosso sonho de criar jogos ainda não estava completo. Decidimos então arriscar. Juntamos todos os recursos financeiros que tínhamos e partimos para a área de jogos. Foi um salto no escuro e que não nos arrependemos. A Duaik Entretenimento surgiu em 2011 e o nosso primeiro jogo foi o Aritana.

MICHAEL: Observando o site da Duaik vi outro jogo e pensei que ele havia vindo antes de Aritana. Conte-nos sobre ele.

PÉRSIS: O Abelardo foi um projeto para uma Jam. Fizemos o jogo em 3 dias e foi um teste de produção. Queríamos saber o que havíamos aprendido com o primeiro jogo. Fizemos um plano de produção e conseguimos um belo produto neste tempo. A parte ruim é que o jogo feito para a Jam não possui plano de negócio e até hoje não sabemos como ganhar dinheiro com o Abelardo.

MICHAEL: Conta pra gente como surgiu a ideia de criar Aritana e ver tamanho sucesso?

PÉRSIS: Criar o Aritana foi um processo longo. Quando começamos a pensar no jogo, não sabíamos programar direito. Ainda não sabemos, mas antes era pior. Por isso, escolhemos o gênero plataforma. Sabíamos que a inteligência artificial é mais fácil de se fazer. Depois que definimos o gênero, partimos para a temática. Sempre fui fã de Donkey Kong e pensei rapidamente em fazer algo na floresta. O índio nasceu desta mistura de plataforma com floresta em um ambiente brasileiro.

MICHAEL: Vocês planejam jogos para 2016? Pode nos contar alguma coisa?

PÉRSIS: Lançamos um jogo de Realidade Virtual nesta BGS e teremos o lançamento do documentário no começo de 2016. Gravamos todo o processo de criação do jogo e temos um material excelente para as pessoas que acompanham a Duaik. No final de 2016 planejamos outro jogo, mas o projeto ainda é secreto.

MICHAEL: Obrigado novamente! Quer falar algo para nossos leitores?

PÉRSIS: Agradeço a oportunidade. Espero que o pessoal continue acompanhando nosso trabalho. Teremos sempre novidades. Valeu!

*SIGNIFICADO DE "FREELA": Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil pelas expressões ou gírias freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

DUAIK ENTRETENIMENTO

Esta foi nossa simples entrevista, quem vai ser o próximo entrevistado do Olhar TEC? Fique ligado para descobrir!

ÁLBUM DE FOTOS DO JOGO ARITANA: (clique na imagem para ampliar *vai abir na mesma guia*)







Michael da Silva

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